Uma análise sobre as vantagens e riscos de se anunciar em sites de compra coletiva

Em dezembro de 2008, o comércio eletrônico mundial presenciou o surgimento de uma nova modalidade de negócio que convencionou-se chamar de site de compra coletiva. O pioneiro no segmento foi o estadunidense GroupOn, que depois foi copiado e se expandiu pelo mundo, chegando ao Brasil em março de 2010. O primeiro 100% nacional foi o Peixe Urbano, que atualmente é também o mais conhecido, segundo estudo do Instituto Qualibest.

Paralelo ao boom no crescimento desses sites, cada vez mais empresas estão lançando mão deste modelo de negócio no intuito de incrementar suas vendas e dar visibilidade à sua marca. Muitas aproveitam a oportunidade de vender pela Internet pela primeira vez. Mas antes de entrar nesta onda, é preciso tomar alguns cuidados, pois nem sempre anunciar nestes sites pode ser um bom negócio. Isto por que este modelo funciona mais para umas empresas do que para outras.

É certo, por exemplo, que as empresas de serviço são as que mais se beneficiam deste tipo de negociação. Também não é interessante anunciar caso sua empresa já possua uma demanda uniforme e fiel. É mais interessante, por exemplo, quando sua empresa precisa diluir custos fixos em momentos onde há baixa demanda pelos produtos. Fica claro, portanto, que a ocasião também é um item a ser ponderado. É preciso saber como e quando anunciar, que benefícios isto me trará a curto, médio e, principalmente, a longo prazo e quais os riscos que se corre. Finalmente é mister avaliar qual o reflexo que isto trará nas finanças da empresa e posteriormente monitorar se as projeções que foram feitas se concretizaram.

Dentre as principais vantagens, a visibilidade da marca ou de determinado produto, é visivelmente a maior delas, mas há outras. Tornar sua empresa conhecida a uma parcela maior do público é sempre um ótimo negócio. Porém isso traz também uma grande responsabilidade. Uma vez que a maioria desses compradores terá o primeiro contato com sua empresa, deve-se fazer com que este seja o melhor possível, na medida em que se pretende convencê-los a voltar outras vezes, sem necessariamente lançar mão do recurso do desconto. Caso não se esteja preparado para atender com qualidade este aumento na demanda, “o tiro pode sair pela culatra”, a imagem da empresa pode ser desgastada e o investimento pode ser desperdiçado.

 

João Paulo Andrade

Uma resposta para Uma análise sobre as vantagens e riscos de se anunciar em sites de compra coletiva

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: