As mídias sociais como meio de relacionamento com o cliente

No universo das mídias sociais não importa se seu empreendimento é de pequeno, médio ou grande porte, se seu negócio fatura R$ 10 mil ou R$ 10 milhões mensalmente. O diferencial é sua presença nele e a forma como irá se relacionar com seus clientes.

Pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International revela que 92% das pessoas definem uma compra a partir de recomendações dos amigos. É um boca-a-boca ampliado. Já o Instituto Digital (iDig) mostrou que a presença da marca no Twitter, isto é, ter um perfil no microblog pode quase triplicar o número de mensagens sobre a empresa na rede, passando de 26% (sem presença) para 74% (com presença). Estamos falando do Twitter, mas o Orkut é ainda a principal plataforma para os brasileiros. Pesquisa encomendada pela Le Fil, consultoria em redes sociais, e realizada pela Dip Assessoria mostrou que no Grande Recife o Orkut ainda é a plataforma de mídia social mais acessada, concentrando 76% dos entrevistados. Em seguida, aparece o Youtube, com 10,7% da preferência. Já o Facebook está em terceiro lugar com 6,8%, apresentando um acelerado crescimento em relação a 2010 e com possibilidades de ultrapassar o Orkut no Brasil, como ocorreu em vários outros países dominados pela plataforma do Google. Por último vêm o Twitter e o Blog, que apresentam uma taxa de acesso baixa (2,6% e 2,9%, respectivamente), mas que são meios muito eficientes para as empresas, se utilizadas corretamente e de forma estratégica.

A pesquisa também revela o que as pessoas estão esperando das empresas nas mídias sociais. A maioria delas querem que as empresas compartilhem informações e notícias dos seus produtos/ serviços, estão atrás de ofertas, promoções e eventos especiais, têm interesse em construir um relacionamento com a empresa e muitas também estão atrás de conteúdos especializados sobre a área de atuação da empresa. Algumas ainda querem que as mídias sociais sejam utilizadas como SAC (serviço de atendimento ao cliente), ou seja, elas desejam tudo isso e as empresas precisam se preparar para atender.

Estes desejos a cada dia estão mais aguçados por conta da mudança nos hábitos de consumo da população e da chegada de uma nova classe C conectada. Para atender a essas expectativas é importante que a presença da empresa nas mídias sociais seja ativa, com ações planejadas e estratégia de atuação bem definida, ou seja, não adianta abrir um perfil em qualquer rede social e começar a falar qualquer coisa. “Estar por estar” não é o objetivo, é preciso se relacionar com o cliente. Para isso, cada plataforma de mídia social tem sua peculiaridade e para conseguir alcançar o melhor resultado de cada uma dela vai depender principalmente do público alvo da empresa e a forma com que a empresa irá utilizar cada ferramenta. Um rápido exemplo: Se o público alvo de uma loja é classe A/B seria interessante criar uma fan page da loja no Facebook e postar fotos, vídeos e informações sobre o produto, além de realizar promoções. Porém, se o objetivo desta loja é atingir o público C/D o mais indicado seria utilizar o Orkut para disponibilizar fotos, vídeos e informações sobre os produtos e interagir com as comunidades. Lembre-se de ler todas as regras de utilização para empresas de cada rede social, disponíveis nos termos de uso.

Também não adianta estar presente em todas as mídias sociais. Para micro e pequena empresa o mais indicado é ter dois ou três perfis abertos em plataformas diferentes, atuando frequentemente, com atualizações diárias e interação entre eles. Por exemplo: O vídeo publicado na fan page do Facebook ou no perfil do Orkut deve estar linkado com o da conta do youtube, ou o link postado no Twitter direcionado para o site.

  Falando em site, é fundamental que as empresas tenham um. Também é importante que ele seja atraente, com design simples e intuitivo, com informações e conteúdos atualizados e programação leve. Visando inserir as MPEs no meio digital, o Sebrae, o Google e a Yola desenvolveram um projeto onde o próprio empresário pode construir o site da sua empresa, para isso basta acessar Http://www.conecteseunegocio.com.br e se aventurar.

As mídias sociais são essenciais nas estratégias de comunicação. Sendo bem utilizadas melhoram o relacionamento com os clientes e aumentam faturamento. Também são meios para se construir a reputação de uma marca, funcionam muito bem como ferramentas de atendimento ao consumidor além de tornar a marca presente no dia-a-dia do seu público alvo. Nós sempre escutamos que a melhor propaganda é o “boca a boca”. A lógica continua a mesma, porém em proporções bem maiores, já que cada mensagem da empresa ou do cliente pode ser visualizada por uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo, e ainda ser replicado e disseminado por estas.

Agora é o momento para as MPEs saírem na frente e utilizarem esses meios de divulgação e relacionamento com o cliente para aumentar seus faturamentos e melhorar seus produtos/ serviços, ouvindo o cliente, monitorando o que eles falam da marca, satisfazendo ainda mais o consumidor e gerando comentários positivos na web. Sempre com planejamento e querendo saber aonde se quer chegar.

Por Thiago Suruagy

Uma resposta para As mídias sociais como meio de relacionamento com o cliente

  1. JOYCORDEIRO disse:

    MUITO BOA A MATÉRIA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: