Marketing Digital para comércio eletrônico

Mesmo sendo um modalidade do marketing bastante recente, já existem várias ferramentas de marketing digital à disposição. Isso porque o ambiente da internet é muito dinâmico e tudo que a envolve deve estar em constante aprimoramento. Neste post iremos focar nos meios mais importantes para o e-commerce: Ferramentas do Google Adwords, SEO, mídias sociais e e-mail marketing.

Para o comércio eletrônico que está iniciando suas operações, a ordem apresentada é essa.  Para cada meio desse existe uma estratégia de atuação diferente e um tempo de retorno inerente a modalidade, contudo os esforços não podem estar concentrados pontualmente em cada um. A diversificação é fundamental para o alcance dos resultados.

Desses, o que mais se aproxima dos modelos tradicionais de propaganda, é o Google Adwords. Através desse sistema, sua empresa estará presente rapidamente nas plataformas do Google e sites parceiros. Basta definir a forma de divulgação – banner, vídeo ou link patrocinado -, definir o tempo da ação, o horário, região da veiculação, as palavras-chave, o valor total da campanha e o desejado por dia. Isso porque o anúncio é pago por cliques e o valor disponibilizado determinará a quantidade máxima de cliques diários que seu anúncio terá. No site do Google Adwords você consegue todas essas informações de forma bastante simples.

O principal objetivo do SEO (Search Engine Optimization), que em português quer dizer “otimização para mecanismos de pesquisa”, é colocar o site entre os 4 primeiros links da busca do Google.  Para atingir esse resultado é preciso uma atenção minuciosa das palavras-chave, além da publicação contínua de conteúdo de qualidade e de interesse do seu público. Para isso é necessários que a pessoa responsável seja um bom gestor de conteúdo,  tenha noção de programação e esteja atento às mudanças de algoritmo do Google.

Ao contrário dos dois meios supracitados, as mídias sociais vão muito além da divulgação e do posicionamento da marca. O foco aqui deve ser o relacionamento com o cliente. Podemos observar várias empresas subutilizando-as para apenas fazer promoções e divulgar seus produtos. Esse ambiente é propício para os cliente colaborarem com a marca, interagirem, sugerirem melhorias, criticarem, e a empresa deve utilizar essas informações para realizar melhorias estratégicas em seus produtos ou serviços. É o caso do empresário Alberto Osório da grife feminina Maria Filó. Em entrevista concedida para a revista Exame PME, ele fala que desde 2009 utiliza o twitter para definir as novas coleções da marca e agir a tempo de evitar que sua produção encalhe. Para ele, o twitter virou um “termômetro instantâneo”, no qual, em poucas horas ele consegue saber se uma peça agradou ou se corre o risco de ficar escanteada, a partir dos comentários das clientes.

Com estratégias e execução bem feitas nas mídias sociais, sua loja terá muito mais que presença na internet e um banco de dados dos clientes, mas terá um “caldeirão” de informações estratégicas sobre seu público-alvo, sua loja, seus produtos e parceiros.

Uma importante ferramenta de marketing digital para o comércio eletrônico é o e-mail marketing, que garante uma taxa de conversão relativamente alta para a loja virtual, porém de todas os meios mencionados acima, esse parece ser o mais complicado de utilizar da forma correta.  Isso porque existem pouquíssimos exemplos de ações bem sucedidas, na grande maioria se passam por SPAM. Qual o homem que nunca recebeu um e-mail anunciando uma promoção de depilação, com a imagem de uma linda mulher com as pernas depiladas?! Para atingir bons resultados com e-mail marketing você deve ter um cuidado com a segmentação do seu público-alvo e saber o que realmente o seu cliente deseja ser informado. Então, o que se deve fazer? Antes de qualquer coisa é preciso segmentar seu público-alvo. Para isso deve-se fazer uma análise do cadastro do cliente – sexo, idade, estado civil, cidade onde mora entre outros. Uma boa estratégia é enviar uma pesquisa eletrônica de satisfação, após o cliente ter recebido o produto. Fazendo isso você “mata vários coelhos com uma cajadada só”. Sabe que o e-mail do cliente está correto, quais tipos de  informações ele deseja da loja e qual o nível de satisfação dele no processo de compra.

Por Thiago Suruagy

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