Será que a MPE pode inovar?

Biblioteca: Sebrae

Embora muitas pessoas pensem que inovação está exclusivamente ligada à tecnologia e, portanto, somente as empresas de grande porte podem acessá-la, a realidade é que podemos vê-la por várias outras dimensões. E isso também é assunto de micro ou de pequena empresa – MPE.

O Manual de Oslo (2005) diz que qualquer empresa pode realizar vários tipos de mudança em seus métodos de trabalho: inovações de produto, de processo, organizacionais e inovações de marketing.

  • Inovação de Produto É a introdução de um novo bem ou serviço no mercado, com valor e aceitação comercial, assim como a mudança significativa de um bem ou serviço já existente. Um exemplo de Inovação de Produto no que diz respeito à bem é a produção de pães congelados, solução que diminui o desperdício e atende as exigências dos clientes por pães sempre frescos. Já um exemplo de introdução de novo serviço é a criação de um escritório virtual, solução para quem precisa de um endereço comercial, mas não precisa de uma sede física permanente.
  • Inovação de Processo É a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. A introdução de novos equipamentos de automação e o aproveitamento de resíduos são exemplos de Inovação de Processo.
  • Inovação Organizacional Implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócio da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. Exemplos que podem ser citados são adotar ginástica laboral e aplicar o 5S para adequação de ambiente de trabalho.
  • Inovação de Marketing É a introdução de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. Um exemplo desse tipo de inovação é implantar sistema de e-commerce.

Todas as inovações citadas aqui podem ser realizadas por micro e pequenas empresas, pois são de simples realização, bastando apenas que o empresário tenha boas ideias, esteja atento às necessidades dos clientes e sugestões dos funcionários, agindo com coerência para com sua missão.

Assim, inovação pode ser vista como uma alavanca que, quando bem utilizada, é capaz de multiplicar o resultado do esforço empresarial no mercado, baseado na exploração de uma oportunidade, resultando em sobrevivência, diferencial e competitividade.

 

Por Josiana Ferreira
Unidade Sebrae Sertão do Araripe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: