Para quem vender? Como ser reconhecido?

Parabéns! Você decidiu montar um negócio próprio! A partir deste momento uma etapa importante é decidir quem vai ser seu cliente. O primeiro passo em busca do sucesso é a segmentação do mercado: Identificar os grupos de clientes que dividem as mesmas expectativas, comportamentos,  características e desejos em um mesmo mercado. Querer vender para todo mundo pode representar vender pouco para quase ninguém.

Os seus clientes estão em uma determinada região geográfica, tem um perfil específico (idade, sexo, renda, profissão, etc.), bem como estilo de vida, valores e personalidade semelhante. Não é possível satisfazer plenamente clientes de segmentos muito diferentes. Já na antiguidade se dizia impossível contentar gregos e troianos.

A estratégia que será utilizada para alcançar este público depende das características deste mercado. De maneira geral pode-se optar por uma ação de marketing diferenciada, ou seja, direcionada especificamente para um público. Mesmo porque em geral um novo negócio não dispõe de muito dinheiro para investimento em marketing.

Após identificar quem você quer atender é necessário definir como você quer ser reconhecido por estes clientes. É preciso ter um diferencial em relação aos concorrentes e este precisa tornar seu produto ou serviço competitivo. O público alvo precisa identificar valor na empresa.

O seu negócio pode oferecer diferenciais quanto a características dos produtos/serviços, exclusividade, preço e benefícios. Fatores logísticos também podem constituir um diferencial competitivo: Tempo de entrega, localização das instalações ou cobertura. Pode ainda oferecer diferenciais quando a credibilidade, competência ou confiabilidade. Desta forma constrói-se uma marca sólida com reputação e notoriedade.

Avaliando o segmento é possível identificar qual diferencial competitivo mais se adéqua as reais necessidades do mercado. O que é mais importante para o meu segmento. Assim a estratégia de atuação se desenha. Pense em você como cliente e nos lugares que gosta de frequentar e comprar: Todos eles tem algum diferencial importante para você!

Pensando e agindo estrategicamente a sua marca conquistará uma posição na cabeça dos consumidores em relação as outras opções do mercado. Você não quer ser lembrado pelos pontos fracos, não é? Então mãos à obra! Repense o seu negócio!

por Professor Murara – Sebrae/SC

2 Responses to Para quem vender? Como ser reconhecido?

  1. Quero abrir uma loja de vender bolos simples como o sebrae pode me ajudar

  2. o sebrae realmente estar mudando a vida de muitos pernambucanos e eu quero ser um deles

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