O mito do marketing

As empresas nascentes têm, primeiramente, a necessidade de sobreviver e isto toma boa parte do tempo do empreendedor. Uma vez “viva” a empresa nascente precisa desenvolver uma estratégia para ser descoberta, desejada e consumida. Aqui entram algumas tarefas do marketing.

Mas afinal, o que é marketing e para que serve? Segundo o autor americano Philip Kotler “o marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais.” Uma de suas definições mais sucintas diz que a função do marketing é “atender a necessidades de maneira lucrativa”.

Partindo destas definições, marketing não é só comunicação ou propaganda e o profissional de marketing não é aquele cara que cria peças ou campanhas publicitárias. A comunicação é parte de um dos quatro pilares do marketing, juntamente com preço, ponto e produto.

O profissional de marketing deve desenvolver técnicas para estimular o consumo de produtos e ou serviços, embora esta seja uma abordagem simplista de suas atribuições. Ele deve ser o gestor da demanda do negócio.

Cabe ao “departamento de marketing”, que nas micro empresas em geral é a pessoa do empreendedor, avaliar que características o produto deve ter, quantos vendedores contratar,  quais os possíveis problemas de distribuição,  quanto gastar em propaganda e quais os veículos de comunicação utilizar.

Desta forma, aquele sobrinho do empreendedor, que compra logomarcas na internet e sabe “mexer” com o Corel Draw (programa de computador para criar desenhos e imagens), não é profissional de marketing. Manusear editores de imagens também não é atribuição obrigatória do profissional de marketing. Administrar a demanda de um negócio é algo bem mais elaborado, envolve várias outras competências e necessita de alguém melhor preparado.

É possível fazer ações de marketing de forma eficaz e financeiramente acessíveis para micro empresas. Para isto é necessário um esforço para definir prioridades e estratégias. O caminho passa por conhecer seu público alvo, concorrentes e diferencial competitivo.

Desenvolva seus conhecimentos ou procure ajuda profissional. Com a facilidade de acesso à recursos que temos hoje, não há mais motivos para reclamar ou recorrer a soluções caseiras. Mãos à obra! O sucesso está logo ali, basta saber como alcançá-lo!

Por Professor Murara – Sebrae/SC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: