Inteligência competitiva em pequenos negócios

auditor blog: Cleto

A Inteligência Competitiva é uma atividade legal, ética, com o objetivo de coletar e ‘tratar’ informações disponibilizadas pelos concorrentes, e gerar valor a fim de manter a competitividade das empresas.

Muitos podem pensar “Isso é coisa para pequenos negócios?”, “Não tenho como pagar alguém para cuidar disso!” Mas é possível incluir técnicas da Inteligência Competitiva no dia a dia de um pequeno negócio, sem gerar custos grandiosos.

Para isso, o empreendedor deve:

  • estudar as informações pesquisadas e decidir como agir, para se manter atrativo a seus clientes. Será preciso entender as entrelinhas das informações disponibilizadas pela concorrência.

Essas informações podem ser coletadas:

  • no site da empresa
  • redes sociais
  • publicações em jornais, revistas
  • feiras e eventos

Visão de futuro é uma característica que todo o Empreendedor deve ter. Ela vai auxiliar:

  • na identificação das tendências do mercado,
  • da concorrência, em prol da manutenção da competitividade do seu negócio.

Muitas dessas informações são obtidas pela internet, observação ‘in loco’, e até mesmo, através da informação ‘boca a boca’.

E isso não é custo. Mais do que dinheiro, é necessário perspicácia e lógica. Mãos à obra.

 

Por Daniela Rodrigues – Unidade de Negócios Sebrae Sertão do Araripe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: