“Mau exemplo de sucesso” (frase inspirada por Luiz Nogueira)

Sempre que o técnico da seleção brasileira de futebol é substituído ou é divulgada uma nova escalação, todos os que se interessam pelo esporte perguntam: Há tempo hábil de preparação para a próxima competição? Qual será o esquema tático? Mesmo com muito planejamento e preparação prévia, nem sempre vencemos.

Totalmente diferente é a tradicional pelada de final de semana: Separam-se os jogadores ali mesmo, alguns nem se conhecem e o negócio é fazer gols para ganhar o jogo. Por vezes a sorte, a improvisação e um talento individual resolvem. Nosso “time peladeiro” vence!

No campo dos negócios a sorte é bem vinda, a improvisação pode fazer parte do jogo e os talentos individuais são indispensáveis. Porém sem planejamento e preparo tudo fica bem mais difícil. Vencer no mercado atual é para quem busca diferenciação fundamentada em estrutura, estratégia e conhecimento.

Há casos de pessoas que iniciaram negócios do nada, tem perfil empreendedor e uma sucessão de acontecimentos (dentre eles a sorte) os alavancam para o sucesso empresarial. Ficam famosos e passam a ser referência. Arrastam multidões para palestras motivacionais onde contam sua história de sucesso.

Ouso chamar alguns destes casos de maus exemplos de sucesso. Para cada milionário sem preparo, conhecimento e que não calculou devidamente os riscos, há centenas que iniciaram da mesma forma e herdaram dívidas. Para alguns estas dívidas ultrapassam os bens pessoais e os da mal fadada empresa. Lá se vão anos de trabalho, o esforço e às vezes até o casamento. Você deve conhecer alguns casos assim, pequenas indústrias, lojas de bairro, etc.

O problema está nas pessoas que pensam ser possível a todos se tornar empresário milionário seguindo exatamente a mesma receita. “O negócio é botar o carro na estrada! Não perca tempo fazendo contas ou desenhando como vai agir! Vá e faça!”. Cuidado. Se apenas o esforço fosse sinal de sucesso o Prêmio Nobel de Física seria dado a um guindaste.

É preciso assistir as palestras dos maus exemplos de sucesso, bem como palestras de verdadeiros empreendedores, mas sempre tirando lições conscientes e traduzindo-as para a realidade do seu negócio e do seu mercado. Construa a sua receita de sucesso usando sim a sorte, a improvisação e o talento, mas nunca esquecendo o conhecimento, o planejamento e calculando os riscos.

Por Prof. Murara – Sebrae/SC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: