Cuidado com a imagem, empreendedor!

“Imagem é tudo”, “A primeira impressão é a que fica”… Esses são alguns ditos populares que nos mostram como cuidar da imagem é importante.
Quando trazemos para o contexto empresarial, entendemos imagem como todos os elementos que comunicam “algo” para o público. Será que estamos comunicando o que desejamos comunicar? Esta é uma pergunta muito importante para todo empreendedor!

É comum encontrarmos exemplos de empresas que cometem erros ao se comunicar com seu público. Problemas no uso da imagem vão desde materiais promocionais mal elaborados a inadequações na apresentação pessoal e linguagem da equipe.

É fundamental estarmos atentos com relação ao uso da imagem da empresa – esta deve estar alinhada com seu público-alvo e com sua proposta de valor. Que tal detalhar melhor?
•Público-alvo: qual o perfil do cliente que a empresa pretende alcançar? A definição do público-alvo passa tanto pelos fatores demográficos (sexo, idade, renda) como pelos hábitos de consumo (produtos ou serviços consumidos, estilo de vida).

A imagem da empresa precisa estar em sintonia com o seu público-alvo. Isto quer dizer se comunicar com a linguagem adequada e utilizar meios assertivos para atingir o objetivo comercial. Exemplo: uma lanchonete que atinge um público mais jovem e descolado precisa imprimir estes elementos em sua decoração, na equipe de trabalho e em todo seu material promocional!
• Proposta de Valor: a proposta de valor reflete o que a empresa pretende “entregar” a seus clientes. Para exemplificar melhor, uma empresa do segmento de turismo, pode pretender entregar diversão, conforto, natureza ou status, por exemplo.

Para cada proposta de valor, existirá uma imagem e uma comunicação que esteja melhor alinhada com essa proposta. Exemplo: uma empresa de turismo que possui uma proposta de valor “status” para seus clientes, deverá buscar elementos que traduzam o quão exclusivo é o seu cliente.

O primeiro passo para transmissão da imagem correta já foi abordado. No próximo post, falaremos sobre alguns cuidados que devemos ter com elaboração de materiais, preparação da equipe e estratégias de comunicação.

Sucesso, empreendedor!

Por Roberta Andrade

Serviço:
Sebrae em Pernambuco
Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: