Um encontro marcado com o cliente

É inevitável que se pense em todos os detalhes quando se tem um encontro com a pessoa amada. As roupas que se vai usar, o local, o prato, o que será dito e que reações se espera. Tudo é idealizado e planejado para uma noite perfeita. O encontro com o cliente deve ser encarado da mesma forma.
No livro Estratégias de marketing para serviços (Ed. Atlas 2009), Dr. Aléssio Sarquis define encontro de serviços como espaço de tempo que funcionários e\ou outros elementos físicos da empresa interagem com o cliente. De forma geral o objetivo é proporcionar uma experiência positiva com a marca.
Pois bem, o encontro pode se dar pela busca de uma informação, compra de um produto ou serviço, o contato com uma ação de marketing, uma reunião de negócios para a apresentação de uma proposta, entre outros. Diferenças de interesses são normais em situações assim e a disputa pelo poder na negociação é presença garantida. Isto ocorre porque ambas as partes querem ter suas necessidades plenamente atendidas sem concessão.
É preciso criar uma atmosfera que faça com que o cliente perceba valor na marca durante a experiência de contato. A gestão das etapas deste encontro pode garantir um resultado melhor nas vendas e na lucratividade. Lembrando que as ações de marketing devem atrair para o encontro prioritariamente clientes que façam parte do público alvo desejado. Não se pode admitir que um cliente tenha uma experiência ruim.
Todos devem falar a mesma língua, usar o mesmo uniforme, ter o mesmo comportamento e o material gráfico ou audiovisual precisa ser o mesmo. Onde quer que o cliente esteja ele precisa ter a mesma sensação positiva. Caso ele passe por diferentes departamentos não pode ter a sensação que está em empresas diferentes. Isto pode ser mais difícil quando se trabalha com empresas que terceirizam parte do processo.
É preciso que se conheça todas as etapas que envolvem o atendimento e o tratamento do cliente, bem como os trâmites internos da empresa. Desta forma pode-se construir normas e procedimentos para garantir a qualidade do encontro do cliente com a marca. De posse das normas e processos é preciso ainda realizar o treinamento e a capacitação da equipe. Uma empresa preparada alcança melhores resultados.

Por Marco Antonio Murara
Sebrae/SC

2 respostas para Um encontro marcado com o cliente

  1. Eu quero abrir uma loja de roupas pequena . Gostaria de ajuda. Por onde começar?

    • Cristiane,
      Primeiro faça um dos cursos nossos do EAD que prepara você para gerenciar e construir um plano de negócio.
      você precisar especificar melhor os clientes que pretende vender, o investimento a ser realizado e uma simulação de como irá ser seus dia a dia quanto a fluxo financeiro. – essas informações são essenciais para analisar a viabilidade da empresa.
      Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: