O controle das Finanças Pessoais e o Empreendedorismo

Já discutimos aqui a seguinte pergunta: Se você não sabe administrar o salário como empregado, que tem data e valor programados, como saberá administrar um negócio próprio? Numa empresa todos os dias há entrada e saída de recursos e a gestão do que sobra é bem mais complexa do que a gestão do salário como funcionário.
Há uma herança cultural, do período de hiperinflação, que é consumir o salário antes do final do mês. Soma-se a isto o consumismo desenfreado propagado como status social e a entrada forte no mercado de consumo da crescente classe C.
No outro lado da nossa análise esta o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – desde 1996 a arrecadação do INSS deixou de ser suficiente para pagar todos os benefícios. Isto significa que o governo federal precisa financiar parte das aposentadorias e auxílios. Duas alterações legais foram feitas de lá para cá na tentativa de equalizar essa conta, mas sem sucesso. O aumento da longevidade da população reduz ainda mais o número de contribuintes em relação aos beneficiários. Os informais e as fraudes também contribuem para o desequilíbrio. Caso não haja mudanças no funcionamento da seguridade social, fica o questionamento: Quando você se aposentar, receberá um valor financeiro suficiente para a subsistência?
É preciso pensar no futuro hoje, administrando melhor o seu salário atual! É preciso planejar a utilização inteligente dos recursos financeiros, focando no que é importante. Mude a sua realidade e você muda o seu futuro. Abdique um pouco do desejo de alguns bens materiais, invista em capacitação para melhorar a sua carreira profissional, avalie planos de previdência privada complementar e poupe mensalmente parte do seu salário. Não precisa ser muito, se você poupar 8,3% do salário mensalmente, no final do ano tem um mês de salário do bolso!
Se você deseja empreender e iniciar um negócio próprio, precisa antes saber administrar seus ganhos: Gastar um valor inferior ao que recebe, adquirir conhecimento e construir uma reserva financeira.

Por Prof. Murara – Sebrae/SC

Uma resposta para O controle das Finanças Pessoais e o Empreendedorismo

  1. Jonathan De Araújo Neves disse:

    Caro Professor, é muito importante sua orientação! Para tudo devemos ter um planejamento e seguir essa organização! Acredito que o que falta para as pessoas é uma leitura mais profunda em suas sábias palavras! Obrigado pelo compartilhamento dos saberes ! Jonathan Neves aluno de Administração Pública – EAD UFRPE.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: