Novas leis podem gerar oportunidades de negócios

O cumprimento de leis – comentadas aqui de forma genérica – proporciona novas oportunidades de negócios e a criação de novas empresas. Acompanhe como isso pode acontecer.

O Empreendedor precisa sempre estar atento às oportunidades de negócios. Oportunidades são encontradas observando o mercado, verificando a escassez de produtos ou serviços e as novas necessidades do consumidor. É necessário estar atento a questões como a inovação tecnológica, as exigências legais, novos produtos ou serviços, entre outros.

Neste artigo focaremos as oportunidades criadas pelas exigências legais, ou seja, leis criadas para regulamentar algumas atividades e segmentos. Com a divulgação de uma nova exigência legal, muitos comentam, em um primeiro impacto, que é mais uma burocracia, mais um documento a ser comprovado ou até mesmo mais impostos a pagar.

Mas, se olharmos com o olhar do empreendedor, perceberemos que poderia nascer, aí, mais uma oportunidade de negócio. Isso mesmo, na verdade, novas exigências legais proporcionam muitas oportunidades de negócios. É necessário lembrar que foram as mudanças que proporcionaram benefícios para o homem, no tocante à qualidade de vida. Essas mudanças foram geradas pela necessidade de um olhar para a sustentabilidade, além da observância a legislações específicas, como a trabalhista e a ambiental.

Para exemplificar, seguem algumas mudanças que surgiram na legislação, proporcionando novas oportunidades de negócios:
•A lei aprovada pela Câmara Municipal do Recife exigindo ordenação das fachadas das empresas, que proporcionou o surgimento de novas empresas de prestação de serviços gráficos, identidade visual e sinalização das empresas.
•A disponibilização dos chamados banheiros químicos ou colinas, que passou a ser uma exigência muito utilizada em eventos públicos e em obras realizadas por construtoras.
•A lei que proíbe a venda de alimentos manipulados in loco, que acarretou parcerias com novos fornecedores dos petiscos nas ruas e nas praias, gerando mais negócios e, consequentemente, mais emprego e renda.
•A proibição de depositar entulhos de construção nas calçadas, por força da lei municipal, gerou a criação das empresas do tipo papa metralha.
•O avanço tecnológico, que viabilizou a ampliação de comércio eletrônico mais rápido e seguro.
•Prédios residenciais, comercias, galerias e lojas são obrigados, por lei, a criar e manter área verde, o que gera a criação de novas empresas e, consequentemente, novos negócios nos setores de sementeiras, jardinagens, floriculturas e projetos de paisagismos, bem como, o de prestação desses serviços.

O cumprimentos dessas e de outras tantas leis não citadas aqui podem gerar muitos negócios, com características diferentes, e em diversos setores da economia brasileira. É fundamental estar sempre atento às oportunidades que nos cercam no dia a dia e nos prepararmos para atender necessidades cada vez mais específicas de clientes, que precisam ser atendidos com a máxima qualidade.

Empreendimentos que se preocupam atender o cliente com qualidade aumentam as chances de sucesso em até 80%. Lembramos que não basta só identificar as oportunidades, é preciso se preparar para alcançar os resultados que o novo negócio proporciona. Enfim, é preciso planejar o rumo desse negócio. O Sebrae capacita e orienta empreendedores para que realizem a melhor gestão do novo negócio, e da expansão do que já existe.

Por Valdir Cavalcanti

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: